Showcases

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

:

Logo do site

Seja um Sócio Evangelizador Ajude esta Obra   Saiba Como

socio evangelizador
  • olaJesusbaixo.jpg
  • olaJesuscima.jpg
  • Partilhando com o ES.png
  • pastel.jpg
  • Textificando.png

Nossa Espiritualidade

            Todo homem é chamado à santidade, a ser perfeito como o Pai celeste é perfeito (cf. Mt 5,48) e, afim de conseguir essa perfeição, os membros da Comunidade Católica Novo Ardor fazem uso das forças (dons e carismas) recebidos do Espírito Santo, buscando cumprir em tudo a vontade do Pai, dedicando-se inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo (cf. LG 40). O progresso espiritual tende à união sempre mais íntima com a Santíssima Trindade, união essa que é chamada de mística, e, mesmo que graças especiais ou sinais extraordinários dessa vida mística sejam concedidos apenas a alguns (os santos), Deus chama a todos os homens a esta íntima união com Ele (cf. CCE 2014).

            A espiritualidade da Comunidade Católica Novo Ardor é um estilo de vida guiado e animado pelo Espírito Santo; é o cultivo da presença do Espírito que, com a graça de Deus, anima a vida e as ações de cada consagrado, estimulando as iniciativas em favor do Reino de Deus. Assim, a espiritualidade Novo Ardor é trinitária, mariana e litúrgico-sacramental e nesses três pilares tem sua força e expressão.

Primeiro pilar: A experiência com a Trindade

            O primeiro pilar da espiritualidade Novo Ardor é baseada em uma experiência profunda e real com a Trindade Santa. O consagrado Novo Ardor possui uma relação íntima e distinta com cada uma das pessoas da Trindade. Essa intimidade acontece de maneira misteriosa, mas muito real e concreta a nós, diante de Jesus Sacramento. Por meio de uma adoração silenciosa e cheia de ardor e da presença eucarística o consagrado Novo Ardor experimenta a transformação do seu ser pela ação do Espírito Santo para nos conformá-lo à vontade do Pai. Por meio dessa relação com a Trindade cada um dos consagrados Novo Ardor experimenta um zelo e um cuidado ímpar de Deus para consigo individualmente e para com a Comunidade. É como se Deus se ocupasse em olhar por nós e acolher toda a nossa pequenez em Sua imensidão. Por essa vivência é que a oração do consagrado Novo Ardor deve ser constante, um diálogo permanente com o Senhor e propício tempo para se entregar e deixar-se ser conduzido por Seu amor e Misericórdia infinitos.

Segundo pilar: Consagração à Nossa Senhora e a imitação dos Santos Baluartes

            O segundo pilar da Espiritualidade Novo Ardor é a consagração a Maria e a imitação dos nossos santos baluartes. Maria para nós é ícone, sua presença está conosco desde o princípio do chamado de Deus e sua intercessão caminha com a Comunidade a todo instante, em qualquer atividade a ser realizada, seja na vida fraterna, na missão ou na oração; é mãe que acolhe nos momentos de dor e sofrimento, que indica sempre o caminho da vontade de Deus: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5b).

            O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso da espiritualidade da Comunidade Católica Novo Ardor tem como modelo de vivência e radicalidade evangélica três santos baluartes que têm intima relação com a nossa missão e a nossa obra, além da nossa espiritualidade: Santo Antônio de Pádua, Santa Cecília e Santa Tereza d’Ávila. Esses santos baluartes influenciam diretamente no jeito de ser de cada consagrado Novo Ardor e no seu jeito de se relacionar com a Trindade Santíssima. Neles, todo consagrado busca ardentemente espelhar:

a. Amor e docilidade em viver o sofrimento, com verdadeira liberdade interior.

b. Profunda intimidade e dependência do Pai todo-poderoso, de Jesus Cristo e do Espírito Santo.

c. Ardente desejo pela Verdade e pela Justiça que leva a um reto e livre agir.

d. Zelo e prudência para “tocar” a doutrina e transmiti-la.

            Em santo Antônio de Pádua (para cada santo elaborar um texto mais completo para colocar depois), os consagrados da Comunidade Católica Novo Ardor buscam: ser regidos pela força da fé na doutrina e no Evangelho, ter uma autoridade segura, sem prepotência, em todas as ações; e, ser reflexo de Jesus Cristo em meio ao povo para frutificar santos e cumprir a vontade do Pai a nosso respeito.

            Em Santa Cecília, os consagrados da Comunidade Católica Novo Ardor buscam: ter vida de constante louvor e adoração seja na alegria, no júbilo, na tranqüilidade, na paz e, muito mais ainda na dor, na adversidade ou no sofrimento; viver a cada passo o tempo de Deus, sabendo viver e sofrer suas demoras sem desistir de dar passos; e, ver e viver com a fé e a razão dóceis ao Espírito Santo caminhando com seriedade em todas as dimensões da consagração a Deus que chama e envia.

            Em Santa Tereza d’Ávila, os consagrados da Comunidade Católica Novo Ardor buscam: construir uma relação de amizade e intimidade com a Trindade buscando uma liberdade interior a ponto de sair de si, de morrer para se e, com ousadia, obedecer e procurar cumprir a vontade de Deus; coragem para renovar as estruturas que estão “engessadas”, acomodadas, buscando não somente faze o que Deus quer, mas, querer aquilo que Deus faz; e, olhar com amor e zelo a própria história de vida pessoal e a de cada ser humano, levando-o ao experimento do Amor de Deus através do autoconhecimento.

Terceiro pilar: Vivência cotidiana dos Sacramentos

         O terceiro pilar é a vivência cotidiana dos sacramentos (elaborar uma formação sobre os sacramentos) da Santa Igreja. Por meio deles podemos estar em constante busca do estado de graça, que nos é possível, para que nossa missão não seja guiada por nossos desejos e impulsos, mas pela vontade e graça do Pai. Assim, na medida que o consagrado Novo Ardor entrega-se de maneira fiel a esta vivência, aquelas vontades e impulsos vão se lapidando pela mão poderosa de Deus. Por meio dos Sacramentos reconhece suas limitações e toda a necessidade que tem de Deus, e diante disso Ele mesmo vem ao seu encontro por meio de cada um dos sinais visíveis e eficazes que deixou ao seu povo por meio da Igreja.

 

 

redes sociais

Powered by Amazing-Templates.com 2014 - All Rights Reserved.