top of page

Em Encontro para “tios” e adultos acompanhadores de grupos jovens, Setor Juventude discute subsídios

Em Encontro para “tios” e adultos acompanhadores de grupos jovens, Setor Juventude discute subsídios para o acompanhamento juvenil na Arquidiocese

Iniciativa inédita do Setor Juventude na Arquidiocese de Brasília, encontro contou com a presença de padre e psicólogos que escutaram demandas e apresentaram caminhos para os adultos acompanhadores.

Com o intuito de escutar, discernir e propor caminhos, o Setor Juventude da Arquidiocese de Brasília promoveu, no último sábado (02/09), o I Encontro Arquidiocesano de “tios” e adultos acompanhadores dos movimentos e grupos de jovens que atuam nas diversas paróquias do Distrito Federal. O auditório da Cúria repleto sinalizou a preocupação destes fiéis que acompanham os grupos juvenis em adquirir conhecimentos para aprimorar o seu contato com esta faixa etária. O encontro foi aberto pelo assessor espiritual do Setor, Padre Silas César, que acolheu os presentes manifestando a grande alegria da Igreja em Brasília pelo serviço generoso realizado pelos presentes. Além disso, enfatizou que a resposta numerosa à esta iniciativa ressalta a importância da formação e da troca de experiências para aprimorar a evangelização dos adolescentes e jovens que recorrem aos grupos.

Fotos: Setor Juventude O segundo momento teve a condução do psicólogo Fabrício, fundador da Comunidade Católica Novo Ardor, e que atua na evangelização da juventude há mais de duas décadas. O profissional apresentou diversas situações limite que chegam aos jovens na atualidade e os meios de formação que os adultos podem utilizar para ajudar. Foi ressaltada a importância de que, quando necessário, se recorrer a profissionais sérios, mas também, a importância de os acompanhadores se formarem espiritualmente sob o exemplo do maior dos acompanhadores, o próprio Jesus. Em seguida, o assessor espiritual destacou algumas situações pelas quais os casais podem passar neste acompanhamento e como a Igreja vem atuando e deve atuar neste sentido, contando algumas experiências que tem realizado no contato com os jovens. O último momento, que segundo os participantes poderia se estender por muitas horas dado a ótima proposta, foi conduzido pela psicóloga Fernanda Alcântara, secretária da coordenação arquidiocesana de pastoral, que realizou uma dinâmica onde os participantes puderam perceber que, por vezes, os desafios que enfrentam em seus grupos, são comuns a outras realidades também.


Fotos: Setor Juventude A coordenação do setor juventude informa que esta dinâmica de encontro com os “tios” acontecerá mais vezes, a partir desta experiência, trazendo sempre alguma formação relacionada aos desafios e as demandas que forem apresentadas. Além disso, foi informado sobre a missão dos jovens na Festa de Nossa Senhora Aparecida, com a acolhida e distribuição dos folhetos, como também, o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que em Brasília será celebrado em novembro.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page